

DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

O EVANGELHO E A MISSÃO EM PRIMEIRO LUGAR

clique nas fotos para amplia-las
BREVE HISTÓRICO DO PADRE OSVY JOSÉ GUILARTE FIGUERA
Nasceu no dia 24 de novembro de 1968, na Cidade de Porlamar, no Estado de Nueva Esparta Ilha de Margarita- Venezuela.
Filho do Sr. Oscar Vicente Guilarte Amandurain e Luisa Mercedes Figuera
Desde criança frequentou a Igreja Paroquial da sua Cidade dedicada a São Nicolau de Bari, padroeiro da Cidade de Porlamar.
Nessa comunidade Paroquial recebeu a catequeses e os Sacramentos da iniciação cristã.
Foi na sua paróquia de origem que teve inicio o amor por Nossa e o compromisso com o Apostolado. A Paróquia era dirigida pelos Padres Carmelitas.
O amor pela Eucaristia deu-se antes mesmo de receber a 1ª Comunhão, já que participava da Missa diária, acompanhando por uma tia, que era da Legião de Maria.
Foi participando da Missa e ouvindo com atenção as homilias dos padres, que mesmo antes de receber o Sacramento da Sagrada Comunhão, auxiliava o Padre na celebração, quando os coroinhas não estavam prestando esse serviço.
Após receber a 1ª Comunhão ingressa, oficialmente a compor a Pastoral dos Coroinhas da Paróquia, serviço que realizou com amor e responsabilidade até entrar no seminário.
Além de ser coroinha e cerimoniário, ele participou de vários grupos de Apostolado para os Jovens, tão fortes na época na sua Paróquia, tais como Legião de Maria Juvenil, Infância e adolescência Missionária e por último a Juventude Missionária. Esta última lhe inspirou o rumo da sua vocação: Ser Missionário Além fronteiras.
1981 - 13 anos
Sendo adolescente, ele construiu uma pequena capela no quintal da sua casa, com ajuda de outros amigos da Igreja Paroquial, onde frequentavam para juntos venerar a Nossa Sra com a recitação so Santo Terço. Cabe destacar que a Imagem de Nossa Sra, na advoção da
Natividade, foi construída por ele.
Esta capela em pouco tempo serviu para que outros adolescentes, jovens e adultos a frequenta-sem para juntos rezarem o terço em Honra da Natividade de Nossa Senhora.
Por esse motivo a Pequena Capela passou por uma ampliação contando com ajuda de vizinhos, frequentadores do lugar

O menino Osvy

Cidade de Porlamar

Igreja Paroquial São Nicolau de Bari

No dia da 1ª Comunhão
