top of page
clique nas fotos para amplia-las

BREVE HISTÓRICO DO PADRE OSVY JOSÉ GUILARTE FIGUERA

Nasceu no dia 24 de novembro de 1968, na Cidade de Porlamar, no Estado de Nueva Esparta Ilha de Margarita- Venezuela.

Filho do Sr. Oscar Vicente Guilarte Amandurain e Luisa Mercedes Figuera

Desde criança frequentou a Igreja Paroquial da sua Cidade dedicada a São Nicolau de Bari, padroeiro da Cidade de Porlamar.

Nessa comunidade Paroquial recebeu a catequeses e os Sacramentos da iniciação cristã.

Foi na sua paróquia de origem que teve inicio o amor por Nossa e o compromisso com o Apostolado. A Paróquia era dirigida pelos Padres Carmelitas.

O amor pela Eucaristia deu-se antes mesmo de receber a 1ª Comunhão, já que participava da Missa diária, acompanhando por uma tia, que era da Legião de Maria.

Foi participando da Missa e ouvindo com atenção as homilias dos padres, que mesmo antes de receber o Sacramento da Sagrada Comunhão, auxiliava o Padre na celebração, quando os coroinhas não estavam prestando esse serviço. 

Após receber a 1ª Comunhão ingressa, oficialmente a compor a Pastoral dos Coroinhas da Paróquia, serviço que realizou com amor e responsabilidade até entrar no seminário.

Além de ser coroinha e cerimoniário, ele participou de vários grupos de Apostolado para os Jovens, tão fortes na época na sua Paróquia, tais como Legião de Maria Juvenil, Infância e adolescência Missionária e por último a Juventude Missionária. Esta última lhe inspirou o rumo da sua vocação: Ser Missionário Além fronteiras. 

1981 - 13 anos

Sendo adolescente, ele construiu uma pequena capela no quintal da sua casa, com ajuda de outros amigos da Igreja Paroquial, onde frequentavam para juntos venerar a Nossa Sra com a recitação so Santo Terço. Cabe destacar que a Imagem de Nossa Sra, na advoção da

Natividade, foi construída por ele.

Esta capela em pouco tempo serviu para que outros adolescentes, jovens e adultos a frequenta-sem para juntos rezarem o terço em Honra da Natividade de Nossa Senhora.

Por esse motivo a Pequena Capela passou por uma ampliação contando com ajuda de vizinhos, frequentadores do lugar

Padre%20Crian%C3%A7a_edited.jpg

O menino Osvy

Porlamar.jpg

Cidade de Porlamar

san nicolas de Bari.jpg

Igreja Paroquial São Nicolau de Bari

Osvy%20no%20dia%20da%201%C2%AA%20Comunh%

No dia da 1ª Comunhão

Osvy 1ª Comunhão.png

No dia da 1ª Comunhão

Padre Osvy .  1ª Comunhão1  JPG.JPG

Recebendo a 1ª Comunhão 1979

Osvy com 13 anos

Osvy com

13 anos

Uma nova etapa evangelizadora se iniciava na quele lugar chamado de PUEBLO NUEVO, já que muitas pessoas não frequentavam a Igreja e não tinham recebido os sacramentos. As visitas ás famílias eram frequentes e as atividades evangelizadoras aumentavam, como a catequeses para crianças, jovens e adultos.

Foi nesta Capela e no meio a tantas atividades evangelizadoras que incentivados pela Irmã Isabel Gonzales, religiosa Carmelita de Madre Candelária, recebemos a visita do Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias da Venezuela, Padre Sandro Faedi, missionário da Consolata,  que estava de visita na Ilha para fazer animação Missionária nas Comunidades e Paróquia da Diocese.

Após receber a animação missionária,  os horizontes se ampliaram numa dimensão alem do território Paroquial e Diocesano.  Já o coração batia mais forte pelo trabalho e compromisso missionário além fronteiras. Foi assim que iniciou a fazer parte das Pontifícias Obras Missionárias ingressando nas filas da Juventude Missionária da Venezuela e membro da animação, formação e informação missionária na Diocese. Ajudou a muitos jovens a se abrirem a experiencia missionária a partir da realidade cristã na ilha de Margarita.

Padre Osvy .  o acolito  JPG.JPG

Como cerimoniário, levando a cruz numa procissão da Semana Santa

Capela.jpg

Pequena Capela de Nossa Senhora da Natividade em Pueblo Nuevo

MariaNatividad 4. jpg.JPG

Na Dioceses de Margarita fundou vários grupos da Infância e Adolescência Missionária, Participou de vários encontros em nível Nacional representando a Juventude da sua Diocese. Representou a Venezuela num encontro internacional Missionário na Ilha de Puerto Rico.

Após um longo período de oração, formação e Missão chegou a hora de abraçar, para sempre, o caminho vocacional  que Jesus e Nossa Senhora, desde pequeno lhe inspirava e indicava. SER MISSIONÁRIO DE JESUS ALÉM DAS FRONTEIRAS VENEZUELANAS.

1992

Entrou no Seminário Internacional dos Missionários da Consolata. O seminário não tinha sede aberta por falta de vocações na Pais, então como Seminarista Aspirante dos Missionários da Consolata passa a viver e cursar Filosofia no Instituto Superior Salesiano de Filosofia e Educação na Cidade de Los Teques, Estado Miranda. No Seminário dos Salesianos conviveu entre os formandos, que já eram religiosos professos, tendo um acompanhamento e amadurecimento intelectual, espiritual e pastoral.

1992 - 1995

Terminado o período da Formação Filosófica, (3 anos) os Superiores o enviam a Buenos Aires - Argentina para realizar a ano de Noviciado no Seminário Internacional Nossa Sra da Consolata, em Martín Coronado. (Entre os novícios estavam 1 Brasileiro, 2 Colombianos, 1 Argentino e 2 Venezuelanos. Foi um ano de muita riqueza espiritual, pastoral, cultural

 

Antes de chegar a terras Argentinas, os superiores lhe permitiram passar uma experiencia, por 3 meses no Brasil. Chegou no Brasil, pelo Estado de Paraná na Cidade de Curitiba, onde passou a morar e conviver no Seminário Filosófico Nossa Sra.  Consolata no Bairro Santa Felicidade. Aquí teve o primeiro encontro com a língua e cultura que mais tarde o acolheria numa das suas Dioceses.

1995 Chega à Argentina

Na Cidade de Buenos Aires - Argentina professa seus votos simples como membro do Instituto Missionário da Consolata. Foi enviado à República Federativa do Brasil para realizar seus estudos Teológicos. Chegou à Cidade de São Paulo, no Bairro di Ipiranga onde esta o Seminário Teológico Internacional Pe. Bissio. 

1997. Chega em São Paulo

Iniciou os estudos Teológicos no ITESP, Instituto Teológico São Paulo. No seminário Internacional teve a convivência com jovens de outras culturas como Colômbia, Moçambique, Kenya, Congo, e Brasil.

Como Seminarista religioso fez Pastoral na Paróquia Nossa Sra da Penha no Jd Peri, Região Episcopal de Santana. Após dois anos de Formação Teológica teve seu pedido de renovação dos votos temporais recusado pelo então superior Pe. Moises. Mais sua convicção  missionária o levou a pedir  aceitação numa Diocese. Orientado  e  animado pelo Padre Scalabriniano Hermilo Preto, entrou em contato com a Diocese de Santo André na pessoa do Padre Beto, na época reitor do Seminário de Teologia da Diocese. A aceitação só foi confirmada, depois de entrar em contato com Dom Décio Pereira, bispo Diocesano para aquele tempo.

Procissão de Nossa Sra da Natividade

Irmandade.JPG

Osvy e membros da Coordenação da Capela

Hermandad.JPG

Crianças e jovens membros da irmandade de Nossa Sra da Natividade

Maria Natividade.png

Virgem da

Natividade

realizada por Osvy Guilarte para veneração particular

Festas 1988 da Santa da Natividade.png

Procissão de Nossa Sra da Natividad. 1988

Padre Osvy .  o missionário  JPG.JPG

Missão no Setor Genovés, nos Clavelitos, entre os pobres da cidade.

CARACAS 018.jpg

Casa dos Missionários da Consolata em Caracas

Osvy no semanrio de filosofia.png

Seminário de Filosofia Los Teques Venezuela

CARACAS 004.jpg

Pe. André, 1º formador na filosofia em Caracas

27 de novembro 1998

Admitido no seminário da Diocese de Santo André, passou morar na Paróquia Nossa Sra de Fátima no Jd. Curuça - Santo André, com o Pe. Nelson Roselli,  por um ano. (era um ano de adaptação e conhecimento da vida Diocesana} Iniciou a fazer Pastoral na Paróquia Nossa Sra. de Guadalupe em SBC Região Ancheita. onde o Pe. Beto era Pároco para aquele tempo.

Osvy, o novicio em argentina.JPG

Noviciado na Argentina - Buenos Aires

No%20Curu%C3%A7a%20com%20Padre%20Nelson_

Com o Padre Nelson no Curuça - Sto André

Osvy no semanário de consolata.png

Seminarista da Consolata

Osvy no semanriao da Consolata.png

No Seminário Teológico do Ipiranga SP

2000.

Passa a morar no Seminário de Teologia da Diocese de Santo André acompanhado pelo Reitor Padre Beto.

 

No dia 10 de março recebe das mãos de Dom Décio os ministérios de leitorado e acolitado na Igreja Paroquial Nossa Sra de Guadalupe em São Bernardo do Campo.

 

No dia 18 de junho desse mesmo ano é ordenado Diácono na Paróquia São João Batista em São Bernardo do Campo.

 

17 de novembro, gradua-se como teólogo do Instituto Teológico São Paulo na Cidade de São Paulo.

 

No dia 8 de dezembro de 2000 na Solenidade da Imaculada Conceição ordenado Presbítero pela imposição das mãos de Dom Décio Pereira, na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem em São Bernardo do Campo.

Osvy Diacono.png
Diácono Osvy.png
Osvy Diacono20201210_16583419.png
Osvy Diacono20201210_17002690.png
Continuará......
Expediente Paroquial

De terça - feira a Sábado

das 8hs até as 12hs

e das 13hs até as 17hs

Segunda - feira e fériados nao haverá expediente

LOCALIZAÇÃO
igreja.png
766px-WhatsApp.svg.png

55 11 93348- 3977

vIRGEN TRANSPARENTE.png

Fone: 11 4057 - 4372

bottom of page